Slider

Centro Qualifica de Carvalhais está preparado para orientá-lo na construção do seu Portefólio de Aprendizagens Escolar e/ou Profissional, permitindo-lhe alcançar e/ou completar um determinado nível de escolaridade (4ª, 6º, 9º ou 12º ano) e/ou certificar uma determinada saída profissional.

O Reconhecimento e Validação de Competências consiste na identificação das competências que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, em contextos formais, não-formais e informais, visando a construção de um Portefólio de Aprendizagens,  que será validado e apreciado por um júri na sessão final de Certificação de Competências.

A deliberação do júri, relativamente à certificação de competências, tem por base o desempenho do candidato numa prova de certificação, conjugada com a análise do portefólio e dos instrumentos de avaliação aplicados ao longo da etapa de reconhecimento e validação de competências.

Na certificação de competências escolares a prova de certificação consiste na apresentação de uma exposição e reflexão em torno de uma temática integradora trabalhada ao longo do Portefólio de Aprendizagens. Já na certificação de competências profissionais, a prova de certificação consiste numa demonstração prática das competências detidas no âmbito do referencial de competências profissionais a certificar.

Caso já possua o 12º ano escolar e tenha experiência profissional, poderá inscrever-se para obter uma certificação profissional, com base nas competências já adquiridas,  nas seguintes saídas profissionais.

 

Centro Qualifica  | O ProgramaDestinatários | Etapas de Intervenção | Processo de RVCCRVCC Profissional |RVCC Escolar | RVCC Dupla Certificação |