O desenvolvimento de Projetos de Formação e Incentivos tem vindo a afirmar-se como parte integrante da estratégia global das organizações, numa ótica de crescimento e expansão que permita potenciar a flexibilidade e a adaptabilidade individual e organizacional.

Os Projetos de Formação preconizados pelo FORMTIV assentam no modelo sistémico da atividade formativa e alicerçam-se no conhecimento dos contextos individuais, organizacionais e sociais.


O que nos distingue?

  • Uma visão dinâmica e integrada da realidade empresarial;
  • Um modelo de conceção que permite articular as orientações estratégicas da empresa e as orientações formativas;
  • Uma metodologia apoiada em instrumentos concebidos à medida.


 
 

Processo de intervenção:

  • 1- Diagnóstico de Necessidades de Formação +

    Na base de qualquer Projeto de Formação e Incentivos deve estar um diagnóstico das necessidades. Assim se identificam as principais necessidades formativas de uma organização e se definem as áreas em que é fundamental apostar para fazer face aos desafios presentes e futuros da empresa.
  • 2- Desenho dos Planos de Formação +

    Depois de realizado o diagnóstico das necessidades de formação da empresa, a equipa especializada do FORMATIV participa na definição e construção dos planos de formação adequados às necessidades formativas identificadas.
  • 3- Conceção e Organização de Ações de Formação +

    A conceção e a organização da formação revelam-se como fases fundamentais para o alcance dos resultados pretendidos com a formação e são a base principal da qualidade das intervenções formativas. Neste âmbito, o FORMATIV concebe conteúdos de formação “à medida”, de acordo com o diagnóstico realizado junto das empresas. Assim, é com base nas competências a desenvolver e nos objetivos a alcançar que, de forma adequada aos formandos e às Organizações, estruturamos os projetos de formação a implementar.
  • 4- Avaliação da Reação da Formação +

    O momento em que se procura verificar em que medida os formandos estão satisfeitos com a ação de formação frequentada – avaliação de reação, é um dos momentos principais, que podem revelar melhorias para o processo de revisão da atividade formativa. O FORMATIV, após a realização da formação, trabalha no sentido de aferir o grau de satisfação, tanto dos formandos como dos formadores, procurando uma mais-valia significativa na avaliação de todo o processo formativo.
  • 5- Avaliação dos Processos de Aprendizagem +

    A formação tem por base objetivos de aprendizagem que expressam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências. Desta forma, é extremamente importante aplicar, junto dos formandos, instrumentos de avaliação da aprendizagem adaptados, apoiados em critérios que ajudem a verificar se a formação atingiu os resultados previstos. O FORMATIV, junto das Organizações, pretende identificar e aplicar metodologias e instrumentos que sejam apropriados a cada situação e objetivo.
  • 6- Avaliação da Qualidade da Formação +

    É extremamente importante avaliar o processo formativo, como forma de controlar e garantir a qualidade da formação, medir e analisar os resultados globais da atividade formativa e validar e partilhar os resultados com todos os intervenientes. O FORMATIV propõe avaliar a qualidade da formação, processo que deve ser encarado como estratégico para a Organização
  • 7- Avaliação do Impacto nas Performances Individuais e na Organização +

    Avaliar o impacto da formação é um processo fundamental, tendo em conta que não existe uma correspondência necessária entre a aquisição de novos conhecimentos e a capacidade de os utilizar de forma eficaz. O FORMATIV intervém, junto das organizações, ajudando a determinar em que medida os objetivos da aprendizagem foram ou não atingidos e em que medida as novas aprendizagens foram transferidas para o contexto profissional, medindo o impacto no desempenho profissional individual e na organização e ainda o retorno no investimento em formação.
  • 8- Elaboração de Candidaturas a Processos de Incentivos +

    A elaboração de candidaturas a Processos de Incentivos é uma das nossas áreas centrais de atividade. Com uma equipa exclusivamente alocada a este tipo de projetos, toda a expertise acumulada ao longo dos anos é colocada ao serviço dos clientes, de modo a garantir a otimização e o sucesso dos seus processos de candidatura.
  • 9- Acompanhamento Físico, Pedagógico e Financeiro de Planos de Formação +

    Durante os períodos de vigência de cada Projeto de Formação e Incentivos, a nossa equipa de consultores, acompanha de perto todos os aspetos de cada projeto, de modo a garantir que são respeitadas as premissas que possibilitaram a aprovação da candidatura, bem como são devidamente identificadas e tratadas todas as evidências do projeto, indispensáveis para o cumprimento do reporting obrigatório, bem como o cumprimento das condições fundamentais exigidas por estes sistemas de incentivo.
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Principais Vantagens dos Projetos de Formação e Incentivos:

O desenvolvimento de Projetos de Formação e Incentivos visa obter financiamento que premeia a aposta das empresas na formação. A aposta na formação é feita numa ótica de crescimento e expansão que permita potenciar a flexibilidade e a adaptabilidade organizacionais.

A mecânica dos Projetos de Formação e Incentivos é em tudo semelhante à dos Projetos de Investimento e Incentivos: Existem incentivos que premeiam o esforço das empresas na qualificação e requalificação dos seus colaboradores. Para receberem estes incentivos as empresas têm que provar a relevância dos processos formativos, sob a forma de uma candidatura.
 
O FORMATIV participa na criação, desenvolvimento e implementação de Projetos de Formação, na ótica da candidatura e do seu respetivo acompanhamento pedagógico e financeiro. Os Projetos de Formação que preconizamos assentam no modelo sistémico da atividade formativa e alicerçam-se no conhecimento dos contextos individuais, organizacionais e sociais.
 

Especificidades dos Projetos de Formação e Incentivos

Os Projetos de Formação são, por norma, processos cujos regulamentos são mais complexos e pormenorizados, que exigem um acompanhamento mais próximo e constante, durante todas as suas fases: são projetos que implicam o dispêndio de mais horas de acompanhamento técnico e administrativo e que, apesar de representarem sempre um volume de investimento inferior aos Projetos de Investimento, conduzem sempre a um resultado financeiro muito aliciante, premiando desta forma todos os que apostam na formação como ferramenta de desenvolvimento e de criação de valor numa estratégia de desenvolvimento empresarial.